Oi galera! Hoje eu compartilho com vocês mais um post sobre diagramação de pranchas! Eu sempre recebo mensagens aqui no site e no facebook pedindo para que eu faça tutoriais de como diagramar bem uma prancha. O objetivo desse post é esclarecer como funciona o processo de criação de uma prancha, acho que o que eu vou mostrar para vocês explica bem o processo que eu faço na hora de diagramar.
Então, vamos lá:
Vocês sabem o que significa “diagramar” segundo o dicionário Aurélio? Significa “Dispor graficamente os elementos da peça gráfica que deverão fazer parte de uma publicação” ou “Elaborar um layout ou esquema que pareçam devidamente calculados, de forma a apresentar todo o material que o compõe.”
Lendo isso, nós podemos chegar a seguinte conclusão:
- A sua diagramação tem que ser clara, de preferência ela precisa seguir uma ordem sistemática de leitura, de forma a ser prática e objetiva.
- Ela tem que ser eficiente, já que uma vez que você faz um esquema de diagramação, esse esquema pode ser utilizado por qualquer pessoa.
- Ela tem que ser econômica, planejada de uma forma tal que o conteúdo possa se utilizar de todo o espaço disponível.
- A sua diagramação precisa ter uma identidade, algo que possa transmitir a sua própria personalidade.
Pois bem, pensando nesses fatores, eu cheguei a 5 fatos:
1.: Comece pensando na grade da diagramação:
A grade é a forma mais simples de você conseguir pensar na organização do conteúdo como um todo. E isso não é utilizado só na diagramação de pranchas, fotógrafos usam isso para ter uma ideia melhor do todo.


2.: Considere as margens:
Basicamente eu trabalho com duas margens: as margens das bordas, que limitam o conteúdo e a margem de um conteúdo para outro. Isso também é fundamental na hora de plotar a sua prancha. Não fique dependendo da plotadora adicionar uma margem na sua prancha porque isso não acontece na maioria dos casos.

3.: Pense em colunas, linhas e módulos:
É simples galera: Se você tem conteúdo, comece colocando colunas. Quanto maior a largura de uma coluna, mais importante a informação que está ali dentro vai ser. Esse é um fator que me incomoda bastante em pranchas de concurso. No post anterior que eu comentei sobre a diagramação utilizada no último concurso do projetar.org eu vi diversas vezes isso acontecendo: o cara tinha feito um corte maravilhoso, que merecia destaque, mas ele simplesmente resolveu encaixar o corte na menor coluna da prancha. Então valorize o seu projeto destacando o que vale ser destacado. O mesmo funciona para as linhas: quanto maior for a linha, mais peso aquele conteúdo terá. A junção entre as linhas e colunas irá fornecer um módulo, que irá definir quais os conteúdos mais importantes da sua prancha.

4.: Forneça uma identidade visual para a sua prancha:
É muito importante criar uma identidade visual na sua prancha, principalmente se forem muitas pranchas. Isso se dá através de um ou mais elementos que são comuns em todas as pranchas. Assim quem está lendo pode identificar que apesar de um conteúdo diferente em cada prancha, todas tratam de um mesmo assunto. Isso acontece bastante comigo quando eu faço um site para um cliente: às vezes o cliente me manda um layout diferente para cada página do site. Sempre que isso acontece eu falo que temos que deixar o menu e o rodapé iguais em todas as páginas, porque elas funcionam como uma espécie de “âncora” que interliga o layout de todas as páginas do site. O mesmo acontece na hora de diagramar uma prancha.

5.: Pense nas cores!
Usar a cor certa pode ser definitivo para o sucesso de uma apresentação. É fundamental que você trate as imagens do seu projeto com cores uniformes, que combinem com outras imagens utilizadas nas pranchas. Por exemplo, se você vai trabalhar com imagens no estilo de colagem, trabalhe com colagem nas outras pranchas. Se vai trabalhar com um efeito de sketch do sketchup, trabalhe com isso em todas as imagens. É claro que você pode colocar um diagrama, ou uma ou outra imagem com outras técnicas, mas se em cada prancha tem uma imagem principal e em cada imagem principal você usa um estilo diferente de representação, quem está vendo a sua representação gráfica vai ficar perdido no meio de tanta informação. Então tente trabalhar com um único estilo de representação. Lembre-se: Menos é mais!

E para finalizar, pensem sempre nesses conceitos, eles o ajudarão na hora de fazer uma boa diagramação:
Harmonia, unidade, equilíbrio, identidade, composição, movimento, ritmo, simetria, proporção, destaque, contraste, cromatização, fluidez, simplicidade, objetividade, hierarquização, organização, comunicação e ordem.
Bem galera, eu espero que esse post ajude vocês na hora de fazer uma apresentação de algum projeto. Eu sei o quanto é difícil fazer uma boa apresentação, principalmente se você está começando a fazer isso há pouco tempo. Eu faço layouts de sites há mais de cinco anos e até hoje tenho dificuldades na hora de definir o layout de uma prancha. Então não se iludam, é difícil para todo mundo. Mas eu acredito que com as dicas que eu dei aqui vocês irão conseguir um bom resultado!
E falando em resultado, hoje eu já compartilho com vocês uma mega novidade, tanto para o site quanto para o nosso canal do youtube: muito em breve haverá uma expansão do conteúdo que eu posto aqui e dos vídeos do youtube. Esse é um projeto que eu venho trabalhando há um tempo e que eu vou precisar muito do apoio de vocês para que dê certo. Inicialmente isso acontecerá no canal, onde eu trarei novos vídeos sobre representação gráfica, tutoriais, assuntos relacionados à nossa vida estudantil, com dicas de como funciona o curso de arquitetura, além de vídeos relacionados ao campo de design.
Esse é um projeto grande que eu estou contando com o apoio de vocês! Então se você ainda não se inscreveu no canal do youtube aqui do site, CLICA AQUI ou no link aqui na barra inferior do site e mostra que você está comigo nessa!
Em breve eu lançarei oficialmente um comunicado na página do facebook, convidando todos a assistirem o primeiro vídeo que será lançado no canal após essa reformulação!
Então é isso! Lembrando que se você gostou desse post e dessa novidade, é só curtir aqui embaixo!
Abraços e até a próxima!
Marina 🙂