• Diagramação
  • >
  • A importância dos diagramas na concepção do projeto

A importância dos diagramas na concepção do projeto

Há uns dias atrás eu recebi um comentário aqui no site sobre o uso de diagramas na apresentação do projeto. Isso me fez pensar um pouco sobre como muitos alunos e até mesmo arquitetos formados esquecem de utilizar essa poderosa ferramenta, pulando diretamente para o resultado final do projeto. A verdade é que diagramas são desenhos simples e que muitas vezes substituem aquele longo texto que muitos gostam de colocar nas pranchas de apresentação. Acredito que estamos às vezes estamos tão acostumados com o complexo, com o render, com a pós-produção, que esquecemos de trabalhar com o básico.

Sendo assim, eu escolhi alguns bons exemplos de utilização de diagramas . A cada escolha eu vou dar uma ideia para vocês de como eu faria:

1. Diagramas básicos de circulação

Não existe método mais simples de representar um projeto do que criar diagramas de circulação. Entradas, saídas, elevadores, zonas verdes, fachadas, tudo em um único esquema representativo. Como eu faria: provavelmente com o Sketchup e o Photoshop. Quem tem mais costume de trabalhar com o Corel poderia trabalhar com ele. A estrutura principal, de cor preta, seria feita no Sketchup. Para as linhas tracejadas, eu colocaria elas escondidas e ativaria a opção de ver as linhas ocultas, no menu principal do Sketch. Para as setas eu usaria o Photoshop ou o Corel. As linhas coloridas talvez eu fizesse no próprio Sketchup, porque fazer linhas no photoshop… #notcool

8cd3e26f6d5c62d73870d25dd0489d9d
Taipei Performance Art Center

2. Diagramas gerais através da implantação

Se você assim como eu já passou pelo 3º período da faculdade, já deve ter trabalhado com esse tipo de diagrama. Na época que eu fiz eu usei o Corel, mas se eu fosse fazer hoje eu faria à mão. É muito mais simples e intuitivo colorir os desenhos à mão do que colorir no computador. Mas isso é uma escolha minha, tem gente que gosta de fazer no computador. Eu já estou em um nível que eu faço o que der à mão para perder menos tempo! Diagramas tem o mesmo efeito feitos à mão ou no computador, então provavelmente nesse caso eu faria à mão mesmo. 🙂

Crédito: Gillespies, Leeds
Crédito: Gillespies, Leeds

3. Diagramas de áreas

Eu utilizei muito esse método período passado. Na época que eu fiz eu utilizei o photoshop para colorir as plantas que eu tinha. Eu poderia ter feito no Sketchup, mas eu não tinha o projeto feito nele, só no Revit. O que eu fiz foi criar uma camada no photoshop com pouca opacidade, para dar esse efeito “transparente” na imagem. Bem simples…

Crédito: Dragon Court Village / Eureka
Crédito: Dragon Court Village / Eureka

4. Diagramas de ambientes

Outro processo que eu já utilizei em alguns projetos. Para esses diagramas eu utilizei somente o Sketchup. Fiz a volumetria e colori cada ambiente. Deixei também algumas linhas brancas mudando a cor dela no Sketchup (na opção de estilos você consegue mudar).

Crédito: The Dillon / Smith-Miller+Hawkinson Architects
Crédito: The Dillon / Smith-Miller+Hawkinson Architects

5. Diagramas de evolução

Nesse exemplo eu vou utilizar o que eu fiz período passado. Para esse diagrama eu utilizei somente o sketchup. Modelei a volumetria e apliquei um estilo de croqui nos volumes que eu tinha. Para as setas eu utilizei uns pincéis de setas que eu baixei da internet para o Photoshop.  Caso você queira ver esse projeto que eu fiz período passado você pode clicar aqui e dar uma conferida!

1 - Cópia
Crédito: Marina Araújo

 

Bem pessoas, eu espero que esse post possa ter dado uma ideia melhor de como trabalhar com diagramas para mostrar a concepção do projeto de vocês nas bancas da vida!

E só para confortar o pessoal que está preocupado com o site, perguntando se vai parar, dizendo para eu não desistir do site: Fiquem tranquilos que o site não vai parar! É que agora eu estou dando uma aprofundada nos meus conhecimentos no v-ray, testando, estudando cenários e vocês sabem que o estudo de renderização demora, ainda mais quando você quer saber o que muda de uma configuração para outra. Então já viram né? Metade do tempo estudando e a outra metade esperado a cena renderizar. Mas não se preocupem que eu vou sempre manter o site atualizado e muito em breve vou trazer um tutorial bem explicado de como fazer uma boa renderização no Sketchup mesmo sem ser um expert em v-ray. Então, aguardem!

Abraços!

Marina 🙂

Quer ser inserir no mercado de Arquitetura e Design dos EUA mas não sabe por onde começar? Eu te ajudo!

Os cursos de inserção do Design Path Academy foram feitos para te guiar por todo o processo de inserção, desde o entendimento do mercado, preparação de Resumé e Portfólio estratégico, e entendimento do processo para você se tornar um Arquiteto licenciado nos EUA! 

Tudo isso com a mentoria da Marina Araújo, fundadora da Design Path Academy!

Compartilhe:

Sobre a autora

Olá! Seja bem-vindo ao meu blog! Esse blog foi criado em 2014, quando eu ainda era estudante de Arquitetura da FAU-UFRJ! Aqui eu compartilho tutoriais, dicas, reflexões e informações sobre Arquitetura e Design. Em 2019 eu me mudei para os EUA para fazer o meu mestrado em Design de Interiores, trabalhei em uma das maiores firmas dos EUA (Perkins&Will), e hoje sou fundadora do Design Path Academy, uma Academia Online de preparação de profissionais estrangeiros para o Mercado Americano. Aproveite o conteúdo do blog e caso surjam dúvidas, sinta-se à vontade para deixar a sua dúvida nos comentários! Eu sempre respondo! :)

ME SIGA NAS REDES!

Que tal um papo?

Você também pode me enviar um email: mar_alves7@hotmail.com

ÚLTIMAS NOVIDADES