Olá pessoas! Hoje eu vou compartilhar com vocês um pouco sobre como trabalhar com 3D voltado para arquitetura! Para isso, vou citar abaixo 5 programas que eu já utilizei/utilizo para modelar/renderizar 3D:
1. Sketchup
O “queridinho” de todos, apesar de travar o tempo inteiro e muitas vezes fazer com que a gente use mais o arquivo de recuperação automático do que o arquivo original, o Sketchup ainda é o programa mais fácil, intuitivo e completo que você poderá usar para trabalhar com 3D voltado para arquitetura. Além disso, o Sketchup possui um grande aliado: o V-ray, que faz com que você possa produzir renders realistas do seu projeto, tanto de interiores quanto de exteriores. Vale dizer que uma das grandes vantagens do Sketchup é a sua galeria de objetos, texturas e imagens prontas para download através do 3D Warehouse.
Imagem feita com o Skechup e V-ray (link sobre como fazer abaixo):

Links para aprender mais sobre Sketchup e V-ray:
V-ray para Sketchup passo-a-passo: Iluminação, texturas e pós-produção
Guia prático de como trabalhar com materiais no V-ray
Guia pratico para quem esta iniciando no V-ray
Making of Renascença por Javier Wainstein
Entrevista com o Artista Rangel Biff Corrêa
2. Revit
Apesar de ainda não ser utilizado por muitos arquitetos, o Revit está aos poucos se tornando a principal ferramenta para desenho 2D e 3D de arquitetura. Eu costumo dizer que estamos em uma fase de transição entre Autocad e Revit, então não é muito difícil você ver nas faculdades estudantes que já utilizam os dois programas ou utilizam apenas o Revit para desenvolver projetos (o que é o meu caso). O Revit é um software BIM (Building Information Modeling), a sua grande vantagem é que ele permite que você projete com elementos de modelagem e desenho paramétrico ao mesmo tempo (você cria o desenho e o 3d ao mesmo tempo).

Links para aprender mais sobre Revit:
Aulas de revit em vídeo – Canal Daniel Severino
Revit passo-a-passo – Canal Beto Camelini
Aulas de Revit básico – Canal Daniel Bim
3. Lumion
O Lumion é a escolha certa para quem não possui muito conhecimento em produção de vídeos para projetos de arquitetura e deseja fazer um vídeo rapidamente e com uma boa qualidade. Eu falo isso porque eu usei já usei o Lumion e por incrível que pareça, achei a interface parecida com o “The sims”. Sim, você leu certo. Então resumidamente ele é o programa ideal para quem não quer quebrar a cabeça na hora de fazer um vídeo animado de um projeto. O único problema é que para rodar o Lumion você precisa ter um bom computador. Quando eu falo isso, pode colocar aí na lista um processador i7, pelo menos 16g de memória e uma boa placa de vídeo. Senão ele nem abre.
Vídeo que eu fiz no Lumion:
Curso Lumion 3D – Canal Alexandre Venancio Martins
(Se eu achar outros eu atualizo esse post).
4. 3DS Max
Sendo um dos programas mais completos da atualidade, o 3DS fornece uma gama gigantesca de opções para quem quer trabalhar com 3D. Essas opções vão desde modelar o ambiente por completo como definir luz, sombras, materiais e ambiência para o projeto, além de também possibilitar passeios virtuais de alta qualidade. O V-ray aliado ao Max fornece um dos melhores meios de se produzir uma imagem realista. Se você sabe trabalhar bem com o Sketchup e deseja migrar para o Max, prepare-se para bastante tempo de estudo. Digo isso por experiência própria. Porque o programa possui muitos detalhes e você vai precisar de tempo de estudo e prática para aprender a trabalhar com todos eles. Mas o resultado final é incrível.
Render que eu fiz utilizando o 3DS Max:

Links para aprender mais sobre 3DS Max:
Curso de 3DS Max 2016 por Roberta Vendramini & Professores Convidados
Curso de 3DS Max por Hugo Vasconcelos
Curso de 3DS Max por WHYGS Cursos
5. ArchiCAD
O ArchiCAD permite que os usuários possam trabalhar com objetos paramétricos que possuem dados chamados de “objetos inteligentes”, gerando desenhos 2d e o modelo virtual do edifício, criando um banco de dados com todas as informações construtivas do projeto. Uma boa quantidade de pré-projetos e objetos personalizáveis vêm com o programa, o que facilita um pouco a nossa vida. Eu particularmente acho a interface do Archicad bem parecida com a do Revit. Então se você já usa o Revit provavelmente vai ter facilidade para usar o Archicad.

Links para aprender mais sobre ArchiCAD:
Curso básico de Archicad – Canal Jonias da COSTA FEITOSA
Curso de Archicad online – Canal Infor – Formação
Bem, é isso! Se você gostou desse post, você também pode se interessar por ESTE POST onde eu indico para vocês 20 Sites de tutoriais sobre programas de desenho e modelagem 3D!
Lembrando sempre que se você gostou desse post é só deixar o seu like aqui embaixo!
Abraços,
Marina 🙂